1904

Cabo Espichel

A EXPEDIÇÃO

Esta expedição decorreu de várias incursões entre 5 de maio e 15 de agosto. No primeiro dia o séquito real demorou cerca de uma hora a classificar, medir e tipificar as dragagens e só após reunidos estes elementos – fundamentais para o Rei D. Carlos I – é que se iniciaram as recolhas marinhas, conseguindo aumentar a coleção e catalogar, por exemplo, Esponjas, Esponja Chicote do Mar ou o Ratão-Águia.

Numa das suas incursões, no Outono de 1904 o Rei de Portugal atirou-se à água na praia de Cascais com ajuda de quatro dos seus marinheiros mais experientes para recolher um cachalote anão que avistaram no mar. Depois de conseguir recolher o animal, D. Carlos desenhou-o e enviou o desenho numa carta ao seu amigo Alberto do Mónaco.

Neste ano de 1904 foi publicado pela Imprensa Nacional o volume Investigações Scientificas feitas a bordo do Yatch Amelia, respeitante aos Esqualos obtidos nas Costas de Portugal durante as campanhas de 1896 a 1903, o que revela a enorme preocupação de D. Carlos I pelo inventário faunístico.